quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SERMÃO: O PODER DA PRESENÇA DE DEUS


O PODER DA PRESENÇA DE DEUS
Ex 33.12-15


Introdução:


Esta mensagem é a respeito do absoluto poder da presença de Deus! As escrituras oferecem inúmeros exemplos de como a presença de Deus dá poder aos seus filhos para que eles vivam para Ele.




O A.T Está Cheio de Narrativas de Bênçãos Maravilhosas que Vieram Sobre Aqueles Que Tinham a Presença de Deus Consigo.




Preste atenção nos exemplos de bênçãos, no Antigo Testamento, que a presença de Deus trouxe às vidas de seus seguidores:

1- Em Ex 33.3 O Senhor falou para Moisés ‘ Sobe pra terra que mana leite e mel, mas eu não irei no meio de ti, porque és um povo de dura cerviz’. Mas Moisés estava convencido de que sem a presença de Deus em sua vida, lhe seria inútil se empenhar por qualquer coisa. Ao falar face a face com o Senhor, disse: ...Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar (Êxodo 33:15). Ele estava dizendo: Senhor, sem a tua presença não irei a lugar algum. Não darei nem um passo a menos que tenha certeza de que estás comigo!
Eis como Deus respondeu à ousada declaração de Moisés: ...A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso (verso 14). Que promessa incrível! Em hebraico a palavra descanso aqui significa um repouso confortável, tranqüilo. Deus estava dizendo: Não importa que tipo de inimigos ou de lutas tenha de enfrentar, você sempre poderá encontrar descanso tranqüilo em mim!
Moisés não estava preocupado sobre como as outras nações recebiam orientação, formavam suas estratégias, conduziam os seus governos ou dirigiam os seus exércitos. Ele disse: Operamos baseados em um único princípio. A única maneira de sermos guiados ou governados, de enfrentarmos a guerra e de sobrevivermos neste deserto, é ter a presença de Deus conosco!

2- Deus disse a Gideão: ...O Senhor é contigo, homem valente...Vai nesta tua força e livra Israel... (Juizes 6:12,14). A expressão tua força neste versículo refere-se ao verso anterior: O Senhor é contigo. Você vê o que Deus está dizendo? Gideão, há uma força em você que é tão poderosa, que pode salvar Israel. E esta força é a minha presença! As escrituras revelam que Gideão era covarde - então, por que Deus lhe chamou de homem valente? É porque desejava provar a Gideão o que qualquer pessoa pode fazer quando a presença de Deus está com ele!

3- Deus preveniu Jeremias de que o país inteiro se viraria contra ele e rejeitaria as suas profecias. Contudo Deus prometeu: ...eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te salvar, para te livrar deles... (Jeremias 15:20). Deus estava dizendo: Não importa se o país inteiro se vira contra você, Jeremias. O que importa é que a minha presença está com você. Confie em que estou com você!

4- Deus determina uma condição para a Sua presença em nossas vidas. Esta condição é encontrada em 2 Crônicas 15. No capítulo anterior, o rei Asa havia conduzido os exércitos de Judá à uma grande vitória contra o exército etíope de um milhão de homens. Porém, Asa testificou que fôra a presença de Deus que havia dispersado o inimigo:
Clamou Asa ao Senhor, seu Deus, e disse: Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos (descansamos) e no teu nome viemos contra esta multidão...O Senhor feriu os etíopes diante de Asa... (2 Crônicas 14: 11-12).
Quando Asa e os seus exércitos voltavam em triunfante procissão para Jerusalém, um profeta chamado Azarias os encontrou nos portões da cidade com esta mensagem da parte de Deus: ...Ouvi-me, Asa...O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus...Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado (2 Cron. 15: 1-4). O original hebraico aqui para achar é matsa, significando a sua presença surgindo para capacitar, para abençoar.
Aqui está o segredo de se conseguir e de se manter a presença de Deus em sua vida. O Senhor lembrou a Asa, a queima roupa e sem rodeios: Asa, nunca se esqueça de como você conseguiu esta vitória. Você Me buscou de todo o seu coração, voltando-se inteiro para Mim, quando estava em dificuldades - e Eu lhe enviei a minha presença. Foi a minha presença que pôs os seus inimigos em retirada!




5- Deus falou a Isaías de uma promessa especial que Ele faz àqueles que ama: ...Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus...e eu te amei...Não temas, pois, porque sou contigo... (Isaías 43: 1-5).
Deus estava dizendo: Com a minha presença habitando em você, você pode passar por qualquer inundação ou por qualquer fogo e sobreviver. Porém, você não sobreviverá simplesmente. Você será abençoado e favorecido em tudo isto, porque a minha presença está com você!




Conclusão:
Estas passagens do A.T não são simplesmente histórias mortas. Elas têm o objetivo de nos encorajar e exortar a buscar a presença de Deus em nossas vidas. Podemos agradecer a Deus pelo que a Sua presença fez por Moisés, Josué, Gideão, Jeremias, Asa, e Isaías. Contudo, cada um de nós possui um testemunho poderoso do que a presença de Deus tem feito por nós - guiando as nossas vidas, abrindo portas, removendo os obstáculos, derretendo os corações, tornando-nos destemidos.
Hoje temos o privilégio ter termos o Jesus, o nosso “Emanuel’.
Ele nasceu milagrosamente, viveu neste mundo de forma irrepreensível, morreu em nosso lugar, ressuscitou após 3 dias da sua morte, foi elevado aos céus e nos enviou o Espírito Santo.
Este é o poder da presença de Deus. E todo cristão pode testemunhar da mesma maneira: Grandes coisas tem feito a presença de Deus comigo!

2 Comentários:

Unknown disse...

GRAÇA E PAZ!
REALMENTE A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS, É UMA DAS MAIORES BENÇÃOS EM NOSSAS VIDAS.
POIS O PRÓPRIO JESUS CRISTO DISSE QUE PERMANECERIA CONOSCO ATÉ O FIM(MT 28:20b)
A BENÇÃO MAIS IMPORTANTE PARA NOSSAS VIDAS, É O ESPIRITO SANTO EM NÓS.

PR. CLEBER BARROS- cleberbarros2@hotmail.com disse...

Concordo plenamente Marcos..

Postar um comentário

Powered By Blogger

ISET © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO